Gostou? Divulgue

   Enquete

Qual destino você escolheria para conhecer?
 
   Circuito da Serra Geral
   Reduções Jesuíticas
   Salto do Yucumã
   Lagoa do Peixe

Últimas notícias

Eventos

Receber informações

Nome:
E-mail:
Redigite:
Código:
Descadastrar meu e-mail ?

 

Palestras


PROJETO AGENDA 21

¨EDUCAÇÃO E CULTURA¨



1-APRESENTAÇÃO:


A AMBIENTAL-Pesquisas e Promoções
Culturais Ltda., é uma empresa fundada
em 1989 por um grupo de professores l
igados ao mais diferentes áreas do
conhecimento.

A equipe está formada e especializada
na área ambiental priorizando a
educação e o desenvolvimento sustentável
como principal mecanismo de preservação.

Os principais serviços prestados a
comunidade são: viagens de estudos,
exposições fotográficas científicas,
cursos de extensão universitária,
cursos de ecologia em geral, pesquisas
na área de meio ambiente, patrimônio
histórico e consultoria ambiental.

Mantém uma equipe permanentemente
informada, que participa de encontros
científicos importantes. Por isso, tem
participado das reuniões anuais da
Sociedade Brasileira para o Progresso
da Ciência, da Rio 92, de encontro
ligados à educação como o I Congresso
Latino Americano da Educação para
integração (PR-1992), dos Simpósios
Nacionais sobre Missões Jesuíticas e
Jornadas Internacionais sobre Missiones
Jesuíticas, entre outros.


Por ocasião da participação da Rio 92, fomos testemunhas e participantes de assinaturas de vários tratados que formaram a Agenda 21, considerada de extrema importância para as
novas gerações que hoje são integrantes da comunidade estudantil. Por estarmos conscientes desta importância e satisfeitos com a aceitação do Projeto junto a escolas nos seus mais de 15 anos de execução, e mais de 1.500 palestras realizadas propomos a partir do próximo ano trabalhar com mais ênfase nos tratados da
Rio 92 de uma forma interdisciplinar valorizando não somente os conteúdos programáticos,mas, principalmente a formação cidadã de nossa comunidade e interessados.

Por efetiva colaboração junto com a comunidade estudantil, que apresentamos a sua escola este Projeto Ambiental/Escola,
denominado e devidamente registrado de PROJETO AGENDA 21, para o período de 2012.




A AMAZÔNIA

Sinopse: A área de maior biodiversidade do Planeta, trabalhada aqui através de audiovisuais
que mostram suas belezas, seus problemas e sua importância para o Brasil e o Mundo.
Ilustração: 50 ilustrações digitalizadas com texto.
Público: 7ª e 8ª séries e Médio
Duração 60 a 70 minutos
Disciplinas de interesse: Ciências, Biologia e Geografia.
Obs.: O Trabalho é resultado de uma expedição realizada em 1992 na região de
Alta Floresta, em 1995 na área dos igarapés- Rio Negro e Solimões e viagens
nos anos de 1999, 2000, 2001, 2003, 2004 e 2005.

A PATAGÔNIA NO CONE SUL

Sinopse: A Patagônia, um dos mais importantes geossistemas da América do Sul, possuindo
rica e própria biodiversidade. Por pertencer a 02 (dois) países, Chile e Argentina, necessita
uma busca de sua preservação de forma integrada. E Também atualmente é um pólo de
monitoramento do aquecimento global.
Aspectos enfocados: Cordilheira dos Andes, lagos glaciais, geleiras, biodiversidade, organização espacial, impactação ambiental.
Ilustração:60 ilustrações digitalizadas com texto de 01 ( uma) página.
Público: 8ª série e Médio
Duração; 70 a 80 minutos.
Disciplinas de Interesse: Geografia, biologia e Ciências.
Obs. O trabalho, resultado de 18 (dezoito) expedições realizadas desde 1991 até 2011.

AQUECIMENTO GLOBAL (em construção)

Sinopse: Durante os últimos anos temos observado mudanças significativas do clima
no Mundo, onde, chuvas intensas, tempestades, tsunamis, terremotos e
temperaturas elevadas trazem morte e prejuízos incalculáveis para a população. O aumento
da poluição. A emissão de gases na atmosfera, o aumento das populações, nos grandes
centros urbanos, são apontados como uma das principais causas para o aumento da
temperatura global e, também o número elevado de catástrofes urbanas.
Ilustrações: 50 ilustrações digitalizadas
Público: 7ª, 8ª e médio.
Disciplinas de interesse: Todas

CHAPADA DAS MANGABEIRAS E JALAPÃO ( em construção)

Sinopse: Localizada na região norte do Brasil, mais precisamente no estado do Tocantins
na divisa com os estados dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia. O estado do Tocantins
criado em meados do ano de 1985. possui além de suas belezas naturais, ainda
conservadas, uma comunidade descendente de antigas aldeias indígenas e de
quilombolas, onde, a sua forma de vida contrasta com a dos colonos que vieram de outros
estados e principalmente do sul.
Ilustrações: 50 a 60 ilustrações digitalizadas
Público: 7ª Série e ensino médio
Disciplina de interesse: Biologia, Geografia, História.

COLÔNIA DE SACRAMENTO

Sinopse: Durante algum tempo A Colônia de Sacramento pertenceu à coroa portuguesa,
posteriormente foi trocada pelas Missões com a Espanha.
Ilustração: 40 ilustrações digitalizadas com texto de 01(uma) página.
Público: 7ª e 8ª séries e Médio
Duração: 60 a 70 minutos
Disciplinas de interesse: Biologia. Geografia, História e Educação Artística.
Obs. O Trabalho é resultado de pesquisas feitas anteriormente de 1992 a 2006.

COMO PARTICIPAR?

2. A sua escola pode participar de diversos projetos a custos reduzidos ou gratuitamente, através de convênios ou contratantes, conforme o caso.

2.1.Exposições Fotográficas:
As Exposições fotográficas serão com temas da atualidade que poderão ser colocadas em lugares de circulação, seminários, congressos, onde, a comunidade em geral poderá ter acesso. Os temas disponíveis são: Patagônia, Pantanal, Império Inca, Amazônia e Missões Jesuíticas.

2.2. Palestras:
As Palestras serão dadas de segundas a sextas feiras, com horário das 08h00min as 12h30minh e das 13h00min as 18h00min. Será cobrada uma taxa por palestra realizada na escola. Os custos poderão ser reduzidos se a escola optar por mais de uma palestra.

2.3. Participantes: As palestras serão realizadas para um público de no máximo 40 alunos p/palestras.

Obs.: Veja mais detalhes no link " Custos e Investimentos".

CULTURA INCA- MACHU PICCHU

Sinopse: Uma das principais culturas pré-coloniais da América.
Suas características, localização e influências culturais até a sua destruição pelos espanhóis.
Ilustrações: 60 ilustrações digitalizadas com texto de 02 (duas) páginas.
Público: 7ª e 8ª séries e Médio
Duração: 60 a 70 minutos
Disciplinas de interesse: História, Biologia, Geografia e Educação Artística.
Obs.: O trabalho é resultado de expedições realizadas em 1993, 1994, 1995, 1996,
1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2003, 2004, 2007 e 2008 ao Chile, Peru e Bolívia.

CUSTOS E INVESTIMENTOS

* Contratante direto:
R$ 300,00 ( trezentos reais) por palestra.

* Contratante indireto ( convênios):
Através da participação de terceiros; empresas privadas ou públicas interessadas em participar do projeto.

Obs.: A empresa fornece nota fiscal e possibilidade de se enquadrar em projetos que proporcionem descontos na aliquota do imposto de renda.

DESERTO DE ATACÃMA

Sinopse: O deserto mais árido do mundo esta localizado ao norte do Chile, junto a fronteira
do Peru, Argentina e Bolívia, onde, podemos observar a Cordilheira dos Andes, antigos
povoados atacamenhos, minas de céu aberto e o desafio das comunidades para sobreviver
nesta região de extrema aridez.
Ilustrações: 60 ilustrações digitalizadas.
Público: 7ªSérie, 8ªsérie e Médio.
Duração: 60 a 70 minutos
Disciplinas de interesse: Biologia, Geografia, História.
Obs. O trabalho é resultado de pesquisas e expedições realizadas em 1994, 1995,1996 e de 2002 á 2008.

ECO 92

Sinopse: Em junho de 1992 na cidade do Rio de Janeiro foi realizado o maior encontro
Sobre Meio Ambiente, onde, os principais líderes Mundiais, discutiram assunto de
interesse conservacionista, como a emissão de gases poluentes,a diminuição da camada de
Ozônio, aquecimento Global que hoje mais de 15 anos da realização da conferência,
já sentimos seus efeitos.
Ilustrações: 40 ilustrações digitalizadas.
Público: Ensino fundamental e Médio
Duração: 50 a 60 minutos
Disciplinas de Interesse: Ecologia, Geografia, Filosofia, Sociologia.
Obs.: Participação da empresa no Fórum Global/Rio 92 e assinaturas de tratados paralelos.

MINISTRANTE

3. Ministrante:as palestras serão ministradas pelo professor e pesquisador abaixo:

3.1. Professor biólogo: Vitor Solí Giorgi: Graduado pelo Pontifície Universidade Católica
do Rio Grande do Sul, PUC/RS professor de Biologia especialista na área de Educação e
gerenciamento Ambiental pesquisador pela Ambiental durante 20 anos.

3.2. Outros: Professores, Pesquisadores e colaboradores que estiverem inscritos no projeto.

NO TEMPO DAS MISSÕES

Sinopse: Durante os séculos XVII e XVIII à parte do Cone Sul conhecida como
Província Jesuítica do Paraguai, foi palco de experiência reducional. O trabalho valoriza
o Patrimônio Cultural, mostra a arte e arquitetura e dá muita ênfase na parte histórica.
Mostra ainda, aspectos do ambiente.
Ilustração: 60 ilustrações digitalizadas com texto de 01(uma) página para trabalho em grupo
Público: A partir da 4ª série
Duração: 60 a 70 minutos
Disciplinas de interesse: Educação Artística, História, Biologia, Geografia e Português.

O MEIO AMBIENTE GAÚCHO

Sinopse: Apresenta as diferenças reais de preservação do Rio Grande do Sul, como o
Parque Nacional dos Aparados da Serra, os Parques Estaduais do Turvo e de Itapuã,
a Estação Ecológica do Taim, e a Restinga de Santa Vitória do Palmar/ Taim.
Ilustração: 60 ilustrações digitalizadas com texto
Público: A partir da 6ª série
Duração: 60 a 70 minutos
Disciplinas de interesse: Ciências, Biologia e Geografia.
Obs.: O trabalho, resultado de 06(seis) anos de estudos.

O PANTANAL MATOGROSSENSE

Sinopse: Da-se ênfase a biodiversidade do Pantanal juntamente com os outros aspectos
do ambiente. Adentra-se na organização do espaço, mostrando a impactação do meio
ambiente e a transformação deste ecossistema. Nos últimos 20 anos, desde a época
da caçada aos jacarés até as alterações climáticas e gasoduto Bolívia/Brasil.
Obs.: A palestra, resultado de 20 (vinte) anos de pesquisa no Pantanal realizada através de
Expedições e Viagens.
Ilustração: 60 ilustrações com texto de 01 (uma) página;
Público: 7ª a 8ª séries e Médio
Duração: 60 a 70 minutos
Disciplinas de interesse: Ciências, Biologia e Geografia.

PESQUISAS E EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS

A Empresa realiza constantemente trabalhos de pesquisa de campo, para levantamento e
atualização de dados dos conteúdos das palestras, sempre com visão inovadora.
Possibilita nesta etapa a participação de empresas públicas e privadas, a serem
parceiras destes projetos através de patrocínio.

Os próximos projetos de pesquisa são:
1. Titulo:
Travessia do Pantanal Matogrossense
2. Objetivos gerais:
Identificar as alterações na biodiverssidade e integração social do homem pantaneiro ( Tecnologias, aquecimento da atmosfera, expanção urbana, turismo autossustentável).
3. Metodologia:
Através da travessia do pantanal sul matogrossense ( Nhecolândia) visitando fazendas ( fora da rota convencional) a bordo de veículos 4X4;
4. Data:
Primeira quinzena de agosto de 2012 (25 anos após a primeira edição das travessias e pesquisas nesta região);
5. Formas de participação e patrocínio:
Sob consulta

RECICLAGEM

Sinopse: o aumento populacional dos grandes centros urbanos tornou o destino do lixo
um grande problema, que fez com que as autoridades começassem a pensar mais seriamente
sobre o assunto, onde, não só o destino do lixo, mas a coleta e a possibilidade de se
ganhar dinheiro com o que sobrava do consumo, fossem debatido com autoridades,
técnicos e comunidade.
Ilustrações: 60 ilustrações digitalizadas.
Público: em Geral
Duração: 60 a 70 minutos
Disciplinas de interesse: Todas

SANTIAGO DE COMPOSTELA/ ESPANHA

Sinopse: Situada na Província de La Coruña, na Galícia tornou-se patrimônio da Humanidade
em 1985. Segundo a lenda mais famosa da Espanha, o corpo do Apóstolo Tiago, encarregado
da cristianização da Península Ibérica, teria retornado à Galícia por mar, depois de ter sido
decapitado por Herodes no ano de 44 DC. Desde o sul da França nos montes Pirineus, passando
por Pamplona, Estella, Logroño, Leon, Astorga, até chegar à Galícia um pouco da História,
Arquitetura, arte e a origem das comunidades ali existente estarão presentes em cada passo.
Ilustrações: 40 a 60 ilustrações digitalizadas.
Público: ensino médio e adulto.
Duração: 60 a 70 minutos
Disciplina de interesse: Geografia, História e Artes.
Obs.: Trabalho realizado por 5 expedições realizadas á pé e de bicicleta pelos caminhos de Santiago de 1998 a 2005.

VIAGENS DE ESTUDOS

As viagens programadas fogem à tradicional "excursão". Elas são denominadas de Viagens
de Estudos, porque há toda uma preparação que antecede cada trabalho de campo e que
consiste no estudo dos conteúdos contemplados e a sua integração ( inter e
multidisciplinariedade), através de textos, palestras, sessões de vídeo, etc. A realização
dos trabalhos de campo se dá com o acompanhamento de especialistas em meio
ambiente e patrimônio cultural, áreas de nossa atuação.
Dão continuidade a estes trabalhos o relatório de viagens, montagem de feiras e
exposições fotográficas, montagem de vídeo, etc.
Objetivo pedagógico:
Identificar os conteúdos programáticos de acordo com cada série e local à ser visitado, e atrativos.

Obs.: As viagens de estudos são montadas exclusivamente pela empresa, obedecendo os conteúdos programáticos informados pela escola.
Exemplos:
* Oficinas de ecologia ( Estação ecológica do Taim, Parque Nacional dos Aparados da Serra e Lagoa do Peixe, Pantanal Matogrossense);
* Oficinas de Arqueologia ( Reduções Jesuíticas Nacionais e Internacionais);
* Oficinas de Paleontologia ( Cidade de Mata/RS e Patagônia/AR);
* Oficinas de Reciclagem.
    Voltar para página anterior

Todos os direitos reservados SitePrático - Copyright® 2011-2018
Sistema implantado por SeuSitePratico